O ESTUDO DE FÁBULAS NA ESCOLARIZAÇÃO DOMÉSTICA:
QUE LETRAMENTOS LITERÁRIOS ESTÃO CONSTRUÍDOS?
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3820Resumen
Este trabalho, em diálogo com a Análise Dialógica do Discurso (Brait, 2012) e inscrito na abordagem inter/transdisciplinar da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), objetiva compreender que visões de letramentos literários são legitimadas (ou não) em um material de ensino de literatura, com ênfase no gênero fábula para o ensino de retórica clássica, no contexto da escolarização doméstica. Parte-se do pressuposto de que a escolarização doméstica, como fenômeno social, encontra legitimidade em uma governamentalidade neoliberal fascista (Lockmann, 2020), na qual o Estado brasileiro se inscreveu durante o governo Bolsonaro (2019-2022). Filiadas à noção de letramentos literários de Amorim et al. (2022), lançamos os seguintes questionamentos: (i) que visão (visões) de ensino de literatura está (estão) presente(s) no material?; (ii) as atividades de interpretação propiciam ao aluno a construção de sentidos sobre os textos, sobre si mesmo e sobre a sociedade? e (iii) os exercícios direcionados à parte de retórica buscam desenvolver o agenciamento do aluno a partir da leitura do texto lido? A partir destes questionamentos, concluímos que, no material, privilegia-se uma visão autônoma de letramentos (Street, 2003) por não se considerar o desenvolvimento de uma relação estética com o texto, ignorar-se o movimento exotópico e tampouco propiciar o posicionamento crítico do