OS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS ORIENTADORES?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3827

Resumen

A integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica propiciam processos de fomento à Cultura Digital nas escolas. Nesse contexto, políticas públicas e documentos normativos – a exemplo da Política Nacional de Educação Digital e a própria Base Nacional Comum Curricular - já apontam para a importância de promover a inclusão digital de estudantes em todas as etapas de ensino. No entanto, ainda é um desafio da contemporaneidade pensar estratégias de uso pedagógico das TDIC, especialmente na etapa de Educação Infantil, que considerem a nossa natureza linguística, as situações discursivas mediadas pelas tecnologias, os multiletramentos com recursos tecnológicos como novas possibilidade de comunicação e linguagem, a semiótica, o mundo complexo, a educação transdisciplinar e a utilização das tecnologias como artefato sociocultural – para uso crítico e reflexivo da técnica. Neste estudo, através de uma abordagem qualitativa, é proposto um diálogo entre fontes bibliográficas – documentos orientadores e literatura correlata - acerca dos multiletramentos no contexto de aprender e ensinar das crianças pequenas, com atenção a desafios como: as assimetrias regionais, a construção do currículo, a carência de formação de professores, além da exclusão social e digital.

Biografía del autor/a

Clara Karolinne de Araujo Virginio FRAGÔSO, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Educação Básica pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, com Especialização em Tecnologias para Educação Profissional e em Gestão Pública para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Com Especialização também em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá - UNESA e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente proprietária e Professora na Empresa Futuro Docente, com foco em formação de professores na modalidade EaD, materiais digitais para concursos pedagógicos e assessoria acadêmica. Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade, integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Inovação em Educação – UNIARP

Madalena Pereira da SILVA, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac (2002). Licenciada em Ciências de 1o Grau pela Uniplac (1999). Licenciada em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2023). Coordenadora e Professora no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE Uniplac. Professora nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias da Uniplac. Integrante da comissão docente responsável pelo projeto do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Uniplac. Professora do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia em EaD na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp.

Publicado

2024-05-26