OS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS ORIENTADORES?
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3827Resumen
A integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação básica propiciam processos de fomento à Cultura Digital nas escolas. Nesse contexto, políticas públicas e documentos normativos – a exemplo da Política Nacional de Educação Digital e a própria Base Nacional Comum Curricular - já apontam para a importância de promover a inclusão digital de estudantes em todas as etapas de ensino. No entanto, ainda é um desafio da contemporaneidade pensar estratégias de uso pedagógico das TDIC, especialmente na etapa de Educação Infantil, que considerem a nossa natureza linguística, as situações discursivas mediadas pelas tecnologias, os multiletramentos com recursos tecnológicos como novas possibilidade de comunicação e linguagem, a semiótica, o mundo complexo, a educação transdisciplinar e a utilização das tecnologias como artefato sociocultural – para uso crítico e reflexivo da técnica. Neste estudo, através de uma abordagem qualitativa, é proposto um diálogo entre fontes bibliográficas – documentos orientadores e literatura correlata - acerca dos multiletramentos no contexto de aprender e ensinar das crianças pequenas, com atenção a desafios como: as assimetrias regionais, a construção do currículo, a carência de formação de professores, além da exclusão social e digital.