O PAPEL DA AFETIVIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2026.v32.n1.a3990

Resumen

As aulas de literatura parecem, em geral, estar organizadas em uma perspectiva tradicional e transmissiva, centrada em biografias e na identificação de características de autores e escolas literárias. Desse modo, o potencial crítico-transformador da disciplina é negligenciado, distanciando-se, assim, do interesse discente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o papel central da afetividade no ensino-aprendizagem de literatura. Mais especificamente, este texto se propõe a discutir o potencial do texto literário para suscitar – em sala de aula – encontros alegres (Spinoza, [1677] 1997), capazes de aumentar as possibilidades de sentir, pensar e agir dos estudantes, levando-os à aprendizagem e ao desenvolvimento (Vygotsky, [1934] 2009). Pretende-se, a partir das reflexões aqui expostas, contribuir para (re)pensar as possibilidades de escolarização da literatura, promovendo o engajamento discente em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rodolfo Meissner ROLANDO, Universidade de Taubaté

Possui mestrado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade de Taubaté e doutorado (2018) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além disso, concluiu, em 2021, pós-doutorado em Educação Científica pela Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá UNESP. É licenciado em Letras, Pedagogia e Filosofia. No momento, é professor do programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) e também atua como professor, coordenador pedagógico e supervisor na Educação Básica. As suas pesquisas envolvem, principalmente, os seguintes temas: ensino-aprendizagem de línguas e de literatura, contracolonialidade, relações entre linguagem, educação e transformação social.

Publicado

2026-03-10

Cómo citar

ROLANDO, R. M. (2026). O PAPEL DA AFETIVIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA. Caminos En Lingüística Aplicada, 32(1), 316–332. https://doi.org/10.69609/2176-8625.2026.v32.n1.a3990