POR QUE UM PROFESSOR ENSINA COMO ENSINA? UMA ANÁLISE DE ABORDAGEM DE UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA NA ALEMANHA
Autores
Bernd RENNER
Universidade de Brasília
Mirelle da Silva FREITAS
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
Palavras-chave:
Análise da abordagem, professor, ensino de língua inglesa
Resumo
O interesse em encontrar maneiras para entender os fatores que influenciam o fazer do professor na sala de aula está crescendo consideravelmente, devido à necessidade de se explicitar os elementos subjacentes ao ensino de línguas estrangeiras. Este trabalho apresenta uma análise de abordagem de uma aula de inglês que foi conduzida em uma Realschule1 na Alemanha. A importância da análise de abordagem, como força subjacente que direciona as ações que ocorrem na sala de aula tem sido reconhecida como uma ferramenta eficaz, permitindo ao professor observar a própria aula a fim de repensar sua prática e buscar subsídios teóricos que possibilitem o seu crescimento profissional e o aprimoramento de sua prática como educador. A análise baseia-se na transcrição da aula, bem como na sua gravação em vídeo, que trazem à luz os elementos característicos em que se baseia a abordagem.
Biografia do Autor
Bernd RENNER, Universidade de Brasília
Cursa Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade de Brasília - UnB. Possui graduação em Turismo Internacional, pela Merkur Akademie International (Universitat), em Karlsruhe. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Foi professor de Língua Inglesa na Alemanhã há oito anos e foi professor de Língua Alemã no Canadá por um ano e na Inglaterra por dois anos. Vive em Brasília desde agosto de 2012, onde leciona voluntariamente inglês e alemão em algumas escolas da cidade.
Mirelle da Silva FREITAS, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
Cursa doutorado em Línguística pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013), graduação em Letras - Português Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade do Tocantins (2011), especialização em Metodologia Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela Universidade de Rio Verde (2005) e graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins. Tem experiência na área de Letras e Linguística Aplicada, atuando principalmente com ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas e metapesquisa.