A PRÁTICA DE ESCRITA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE GÊNEROS E CONTEXTO
Palavras-chave:
Letramentos, Escola, Contexto.Resumo
O presente artigo teve como objetivo refletir acerca de como ocorrem as práticas de escrita na escola. Especificamente, nossa meta foi compreender o verdadeiro cotidiano de práticas de escrita de estudantes e as relações que se estabelecem entre o fazer escolar e as múltiplas possibilidades de práticas de escrita de outras instâncias sociais. Para a geração de dados, utilizamos observações em sala de aula e entrevistas com alunos de séries regulares do Ensino Médio de uma escola pública. Nossos resultados mostram que a exploração de textos na escola precisa se aproximar da vivência de situações em que sujeitos atuam verdadeiramente, de acordo com as particularidades requeridas no meio social. As ações de aprendizagem escolares que envolvem gêneros são respaldadas por aspectos meramente escolares, em outras palavras, a funcionalidade da escrita limita-se ao próprio domínio social da escola.Downloads
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Publicado
2018-10-06
Como Citar
SOUZA, A. G. de, & OLIVEIRA, M. do S. (2018). A PRÁTICA DE ESCRITA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE GÊNEROS E CONTEXTO. Caminhos Em Linguística Aplicada, 19(2), 144–160. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2631
Edição
Seção
Artigos