DE ESTUDANTE DE LETRAS A DOCENTE: CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Curso de Letras, Formação de professores, Didática específica, Construção identitária profissional.Resumo
Este trabalho tem por objetivos apresentar uma proposta trabalho da Disciplina Didática Específica de um curso de Letras e discutir os resultados de obtidos nessa atividade no que se refere à formação do professor ainda na faculdade. Pretendeu-se atuar na construção da identidade profissional de vinte e dois licenciandos, relacionando suas experiências como alunos da Educação Básica à discussão teoria-prática na formação profissional de professores de línguas. Os textos da fundamentação teórica são de base multidisciplinar. Os alunos foram convidados a ler uma obra dirigida a jovens professores, cujo autor é experiente docente do ensino superior, com capítulos sobre relações e implicações do fazer docente. Esperava-se que eles pudessem predispor-se a estudar a referida disciplina, focalizando a futura atuação docente. Em seguida, foram convidados a produzir um Memorial relembrando seu percurso de aluno na Educação Básica, a escolha por Letras e as percepções sobre a forma de vivenciar a formação profissional e a docência futura. Os resultados da análise dos Memoriais indicam interpretações e comentários iniciais do ponto de vista de aluno, com dinâmica e crescente elaboração para foco no professor. Pode-se concluir que as identidades profissionais docentes revelam florescimento de um enfoque didático-pedagógico, portanto, de uma postura profissional. Trata-se de um contínuo processo de constituição identitária que poderá ter implicações diretas – e positivas – na futura prática pedagógica dos licenciandos.