AÇÃO DOCENTE RESPONSIVA ATIVA E ATO RESPONSÁVEL NO MODELO DE ENSINO REMOTO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA AUTO-OBSERVAÇÃO
Resumo
Na área transdisciplinar da Linguística Aplicada (LEFFA, 2006; ZOZZOLI, 2020), proponho, com este texto, discutir sobre minha experiência como professor da área de Linguística em Instituições de Ensino Superior de Alagoas e Pernambuco de modo a relacionar reflexões e práticas pedagógicas no modelo remoto emergencial com a noção de ação docente responsiva ativa, cunhada por Silva Júnior e Zozzoli (2020) e Silva Júnior (2020), e o conceito de ato responsável, de Bakhtin (2012). A ação docente responsiva ativa diz respeito ao trabalho pedagógico dinâmico, contextual e responsivo às demandas da contemporaneidade, que se torna complexo e dificultoso num novo modelo de ensino com o qual grande parte dos professores em atuação tiveram de se adaptar. Na articulação de saberes teóricos (dialogismo, responsividade e ato responsável), metodológicos (auto-observação na perspectiva da Linguística Aplicada) e práticos, utilizo trechos de anotações de meu caderno pessoal para compreender os desafios e avanços dados na ação docente durante o percurso que tenho trilhado como professor durante a Pandemia da Covid-19. Os resultados apontam que ações docentes responsivas ativas vão além do trabalho pedagógico com objetos de ensino diversos. Elas estão representadas nas atitudes sensíveis do professor frente aos alunos e suas respectivas situações histórico-sociais, implicando atos responsáveis mais coerentes com a/s realidade/s.