INTEGRAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO TÉCNICA E ACADÊMICA: uma análise comparativa de sistemas duais e o modelo brasileiro de ingresso universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4066

Palavras-chave:

Sistema dual, Educação técnica, Ingresso universitário, Desenvolvimento humano, Educação comparada.

Resumo

O presente artigo analisa comparativamente os sistemas educacionais de países que adotam o modelo dual de ensino médio, investigando como a integração entre formação técnica e acadêmica influencia os resultados educacionais, sociais e econômicos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, baseou-se na análise de relatórios e estudos de organismos internacionais, como a OECD, o Parlamento Europeu e o Itaú Educação e Trabalho, além de obras teóricas de autores como Feynman, Perrenoud e Luckesi. Foram elaboradas tabelas comparativas que apresentam a estrutura dos sistemas duais e as formas de ingresso ao ensino superior. Os resultados indicam que os países com modelos integrados, como Alemanha, Áustria, Suíça e Finlândia, alcançam melhor desempenho e maior equidade educacional devido à eficiência estrutural e à gestão racional dos recursos públicos, e não apenas ao volume de investimento. Conclui-se que o Brasil necessita reformular seu modelo de ensino médio e de ingresso ao ensino superior, promovendo políticas que valorizem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como via legítima de acesso e desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Gustavo Felipe do Prado Costa, Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

Docente na Faculdade Cristã da Cidade, São José dos Campos, São Paulo

Luiz Antonio Tozi, Faculdade Cristã da Cidade, São José dos Campos, São Paulo

Docente na Faculdade Cristã da Cidade, São José dos Campos, São Paulo

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Costa, G. F. do P., & Tozi, L. A. (2025). INTEGRAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO TÉCNICA E ACADÊMICA: uma análise comparativa de sistemas duais e o modelo brasileiro de ingresso universitário. Revista Ciências Exatas, 31(2). https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4066

Edição

Seção

Artigos de Congressos