MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O AUMENTO DO OUTPUT NA LINHA DE PRODUÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n1.a3839

Palabras clave:

output, demanda, brainstorming e PDCA

Resumen

A indústria de autopeças tem grande representatividade no mercado nacional, difundindo a ideia de uma indústria lucrativa, que pode até mesmo após a descontinuidade do item, prover produtos para reposição a preços menores que peças e acessórios originais das montadoras. Neste contexto o trabalho propõe uma alteração na gestão produtiva de componentes de reposição, aumentando o output da linha e reduzindo o índice de pedidos em atraso. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é aumentar o output mensal de componentes de reposição em 45% para o atendimento de demandas represadas, reduzindo ordens de vendas em atraso em 80% no prazo de três meses. Com isso visa se demonstrar o comprometimento com a satisfação dos clientes. Baseando-se na identificação do atual output e comparando-o a real demanda de vendas do produto. O presente artigo baseia-se em uma pesquisa do tipo exploratória e aplicada iniciando com uma pesquisa bibliográfica. Evidenciando ao final deste trabalho o atendimento do objetivo geral da pesquisa, aumentando o output mensal dos componentes de reposição em 50% para o atendimento de demandas represadas e extinguindo assim atrasos nas ordens de vendas em 100% em três meses após efetivação dos trabalhos.

Biografía del autor/a

Alexandre de Sousa, UNITAU

Olá como vai?

Sou Alexandre Sousa, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Gestão Industrial, Especialista em Gestão de Negócios e Mestre em Engenharia Mecânica, na área de concentração da Gestão da Produção, com aplicação de métodos quantitativos, visando otimização de produtos e processos na produção. Atuante a 20 anos na área de operações em empresas de pequeno, médio e grande porte nacionais e transnacionais, também palestrante e professor.

Gestor de pessoas visando a liderança servidora, trilhando-as rumo aos objetivos da empresa que atua. Experiência de nove anos como gestor de pessoas, alcançando resultados promissores com técnicas de planejamento programação e controle da produção, Gestão da Qualidade somado a gestão de pessoas, sempre em busca da melhoria e padronização de processos, com apoio de ferramentas apropriadas.

Arcione Ferreira Viagi, UNITAU

Possui pós-doutorado em Gestão da Produção (Programa de pesquisa pós-doutoral no exterior - CAPES) realizado na Universidade de Padova, Itália (2015/2016), doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011), mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1985). Cursou também pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Operações Industriais na FGV (1989) e Administração Financeira na UNITAU / INPG (1986). É professor Assistente III na Universidade de Taubaté onde exerceu também as funções administrativas no Conselho Universitário (Consuni - 2002 a 2006), Conselho de Departamento (Condep - 1997 a 1998), Assessor da Vice-Reitoria (2002 a 2006) e Assessor das Pró-Reitorias de Finanças e de Graduação (2010 a 2014). É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Faculdade Trevisan, UFF, INPG, UNIVAP, FAD, IEL e IPG. Ministra aulas de Administração da Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Industrial, Manufatura Enxuta, Marketing Industrial, Desenvolvimento de Produtos e Mercados, Planejamento Estratégico, Planejamento Mercadológico, Engenharia Econômica e Tomada de Decisão sob Incerteza

Citas

BARROS, E; BONAFINE, F, Ferramentas da qualidade, :1° Edição, São Paulo: Pearson,2014

DEMING, W. E. Qualidade – A Revolução da Administração: 5° Edição, Rio de Janeiro: Pioneira, 1990

GITMAN,L. J.; JOEHNK. M. D. Princípios de Investimentos: 8° Edição, São Paulo: Person, 2005.

JURAN ,J. M. Juran Planejando para a Qualidade: 3° Edição, São Paulo: Pioneira, 1990.

LOBO, Renato N. Gestão da Produção. 01 ed. São Paulo: Editora Érica; 2010.

SHIH LU, L; Prevenção de tratamento de não conformidades, São Paulo: Pearson, 2015.

MASCARENHAS, A. S. Metodologia Científica: 1° Edição, São Paulo: Person, 2012.

OLIVEIRA, D. T. Ferramentas para o Aprimoramento da Qualidade: 2° Edição, São Paulo: Pioneira, 1996.

PARANHOS, M. F. Gestão da Produção Industrial: 1° Edição, Paraná: Intersaberes, 2012.

ROCHA , A. et all. Administração Empresarial: 1° Edição, Curitiba: Intersaberes, 2015.

SHEWART, W. A. Statistical Method from the viewpoint of quality control, Washington: Lancaster Press, 1939

TUBINO. D. F. Planejamento e Controle da Produção: 2° Edição, São Paulo: Atlas, 2007.

VICARI, J. R. A importância do mercado de reposição de peças no Brasil, São Paulo: Agencia Auto Data, 2017. Apresenta textos sobre o mercado automobilístico e de autopeças. Disponível em: Acesso em: 06 abr. 2017.

Publicado

2024-06-06

Número

Sección

Congressos - Fast track