MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O AUMENTO DO OUTPUT NA LINHA DE PRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2024.v30.n1.a3839

Palavras-chave:

output, demanda, brainstorming e PDCA

Resumo

A indústria de autopeças tem grande representatividade no mercado nacional, difundindo a ideia de uma indústria lucrativa, que pode até mesmo após a descontinuidade do item, prover produtos para reposição a preços menores que peças e acessórios originais das montadoras. Neste contexto o trabalho propõe uma alteração na gestão produtiva de componentes de reposição, aumentando o output da linha e reduzindo o índice de pedidos em atraso. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é aumentar o output mensal de componentes de reposição em 45% para o atendimento de demandas represadas, reduzindo ordens de vendas em atraso em 80% no prazo de três meses. Com isso visa se demonstrar o comprometimento com a satisfação dos clientes. Baseando-se na identificação do atual output e comparando-o a real demanda de vendas do produto. O presente artigo baseia-se em uma pesquisa do tipo exploratória e aplicada iniciando com uma pesquisa bibliográfica. Evidenciando ao final deste trabalho o atendimento do objetivo geral da pesquisa, aumentando o output mensal dos componentes de reposição em 50% para o atendimento de demandas represadas e extinguindo assim atrasos nas ordens de vendas em 100% em três meses após efetivação dos trabalhos.

Biografia do Autor

Alexandre de Sousa, UNITAU

Olá como vai?

Sou Alexandre Sousa, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Gestão Industrial, Especialista em Gestão de Negócios e Mestre em Engenharia Mecânica, na área de concentração da Gestão da Produção, com aplicação de métodos quantitativos, visando otimização de produtos e processos na produção. Atuante a 20 anos na área de operações em empresas de pequeno, médio e grande porte nacionais e transnacionais, também palestrante e professor.

Gestor de pessoas visando a liderança servidora, trilhando-as rumo aos objetivos da empresa que atua. Experiência de nove anos como gestor de pessoas, alcançando resultados promissores com técnicas de planejamento programação e controle da produção, Gestão da Qualidade somado a gestão de pessoas, sempre em busca da melhoria e padronização de processos, com apoio de ferramentas apropriadas.

Arcione Ferreira Viagi, UNITAU

Possui pós-doutorado em Gestão da Produção (Programa de pesquisa pós-doutoral no exterior - CAPES) realizado na Universidade de Padova, Itália (2015/2016), doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011), mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1985). Cursou também pós-graduação Lato Sensu em Administração da Produção e Operações Industriais na FGV (1989) e Administração Financeira na UNITAU / INPG (1986). É professor Assistente III na Universidade de Taubaté onde exerceu também as funções administrativas no Conselho Universitário (Consuni - 2002 a 2006), Conselho de Departamento (Condep - 1997 a 1998), Assessor da Vice-Reitoria (2002 a 2006) e Assessor das Pró-Reitorias de Finanças e de Graduação (2010 a 2014). É professor convidado nos cursos de pós-graduação da Faculdade Trevisan, UFF, INPG, UNIVAP, FAD, IEL e IPG. Ministra aulas de Administração da Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Industrial, Manufatura Enxuta, Marketing Industrial, Desenvolvimento de Produtos e Mercados, Planejamento Estratégico, Planejamento Mercadológico, Engenharia Econômica e Tomada de Decisão sob Incerteza

Referências

BARROS, E; BONAFINE, F, Ferramentas da qualidade, :1° Edição, São Paulo: Pearson,2014

DEMING, W. E. Qualidade – A Revolução da Administração: 5° Edição, Rio de Janeiro: Pioneira, 1990

GITMAN,L. J.; JOEHNK. M. D. Princípios de Investimentos: 8° Edição, São Paulo: Person, 2005.

JURAN ,J. M. Juran Planejando para a Qualidade: 3° Edição, São Paulo: Pioneira, 1990.

LOBO, Renato N. Gestão da Produção. 01 ed. São Paulo: Editora Érica; 2010.

SHIH LU, L; Prevenção de tratamento de não conformidades, São Paulo: Pearson, 2015.

MASCARENHAS, A. S. Metodologia Científica: 1° Edição, São Paulo: Person, 2012.

OLIVEIRA, D. T. Ferramentas para o Aprimoramento da Qualidade: 2° Edição, São Paulo: Pioneira, 1996.

PARANHOS, M. F. Gestão da Produção Industrial: 1° Edição, Paraná: Intersaberes, 2012.

ROCHA , A. et all. Administração Empresarial: 1° Edição, Curitiba: Intersaberes, 2015.

SHEWART, W. A. Statistical Method from the viewpoint of quality control, Washington: Lancaster Press, 1939

TUBINO. D. F. Planejamento e Controle da Produção: 2° Edição, São Paulo: Atlas, 2007.

VICARI, J. R. A importância do mercado de reposição de peças no Brasil, São Paulo: Agencia Auto Data, 2017. Apresenta textos sobre o mercado automobilístico e de autopeças. Disponível em: Acesso em: 06 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Edição

Seção

Congressos - Fast track