PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO SEGUNDO A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS

Autores

  • Elisabeth Ramos da SILVA UNITAU
  • Maria José Milharezi ABUD UNITAU
  • Adriana Cintra CARVALHO PINTO

Palavras-chave:

formação de professores, trabalho docente, autoavaliação docente.

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa de um município no interior do Estado de São Paulo. O objetivo foi investigar como o professor avalia o próprio trabalho ao constatar a aprendizagem de seus alunos na disciplina que ministra. Partiu-se do pressuposto que o agir didático do professor necessariamente se manifesta na aprendizagem do aluno, por isso indagar o professor sobre a aprendizagem do aluno é também induzi-lo a avaliar seu próprio trabalho. Como referencial teórico, foram elencados autores como Vigotsky, Machado e Bronckart, Lousada e Barricelli, entre outros. A metodologia consistiu em respostas livres dos professores acerca da aprendizagem de seus alunos, as quais foram analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que o fator determinante para que o professor se sinta satisfeito com o resultado de seu trabalho é a parceria estabelecida com seus alunos.

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Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos