PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO SEGUNDO A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS

Autores/as

  • Elisabeth Ramos da SILVA UNITAU
  • Maria José Milharezi ABUD UNITAU
  • Adriana Cintra CARVALHO PINTO

Palabras clave:

formação de professores, trabalho docente, autoavaliação docente.

Resumen

Este texto apresenta uma pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa de um município no interior do Estado de São Paulo. O objetivo foi investigar como o professor avalia o próprio trabalho ao constatar a aprendizagem de seus alunos na disciplina que ministra. Partiu-se do pressuposto que o agir didático do professor necessariamente se manifesta na aprendizagem do aluno, por isso indagar o professor sobre a aprendizagem do aluno é também induzi-lo a avaliar seu próprio trabalho. Como referencial teórico, foram elencados autores como Vigotsky, Machado e Bronckart, Lousada e Barricelli, entre outros. A metodologia consistiu em respostas livres dos professores acerca da aprendizagem de seus alunos, as quais foram analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que o fator determinante para que o professor se sinta satisfeito com o resultado de seu trabalho é a parceria estabelecida com seus alunos.

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Publicado

2021-09-21

Cómo citar

SILVA, E. R. da, ABUD, M. J. M., & CARVALHO PINTO, A. C. (2021). PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO SEGUNDO A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS. Caminos En Lingüística Aplicada, 25(2), 66–85. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3230

Número

Sección

Artigos