PERCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO SEGUNDO A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS
Keywords:
formação de professores, trabalho docente, autoavaliação docente.Abstract
Este texto apresenta uma pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa de um município no interior do Estado de São Paulo. O objetivo foi investigar como o professor avalia o próprio trabalho ao constatar a aprendizagem de seus alunos na disciplina que ministra. Partiu-se do pressuposto que o agir didático do professor necessariamente se manifesta na aprendizagem do aluno, por isso indagar o professor sobre a aprendizagem do aluno é também induzi-lo a avaliar seu próprio trabalho. Como referencial teórico, foram elencados autores como Vigotsky, Machado e Bronckart, Lousada e Barricelli, entre outros. A metodologia consistiu em respostas livres dos professores acerca da aprendizagem de seus alunos, as quais foram analisadas segundo a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que o fator determinante para que o professor se sinta satisfeito com o resultado de seu trabalho é a parceria estabelecida com seus alunos.