LÍNGUA E IDENTIDADE: CONCEITOS NEGOCIADOS EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE
Palavras-chave:
língua, identidade, língua espanhola, multilinguismo.Resumo
Trata-se de um trabalho de pesquisa que estuda a realidade multilíngue da região centro-sul do estado do Paraná, em que convergem as línguas do contexto – o português e o ucraniano como línguas veiculares – e a língua estrangeira ensinada na escola – o espanhol. A partir das práticas linguísticas escolares desencadeadas nas aulas de língua espanhola, investigo como se dá a construção e a negociação de identidades nesse contexto. Assim, este artigo tem como objetivo central trazer à tona o debate sobre a construção de identidades e a aprendizagem de línguas estrangeiras. A pesquisa enquadra-se na perspectiva etnográfica e de análise da interação, sendo que, a partir dos dados, discute-se o conceito de identidade étnica e linguística. Por meio da realidade estudada, destacam-se alguns desdobramentos do presente estudo para a didática de ensino de línguas, ao pontuar a necessidade de fomentar políticas de formação de professores orientadas ao desenvolvimento de saberes multilíngues.