LÍNGUA E IDENTIDADE: CONCEITOS NEGOCIADOS EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE

Autores/as

  • Cibele Krause LEMKE Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Palabras clave:

língua, identidade, língua espanhola, multilinguismo.

Resumen

Trata-se de um trabalho de pesquisa que estuda a realidade multilíngue da região centro-sul do estado do Paraná, em que convergem as línguas do contexto – o português e o ucraniano como línguas veiculares – e a língua estrangeira ensinada na escola – o espanhol. A partir das práticas linguísticas escolares desencadeadas nas aulas de língua espanhola, investigo como se dá a construção e a negociação de identidades nesse contexto. Assim, este artigo tem como objetivo central trazer à tona o debate sobre a construção de identidades e a aprendizagem de línguas estrangeiras. A pesquisa enquadra-se na perspectiva etnográfica e de análise da interação, sendo que, a partir dos dados, discute-se o conceito de identidade étnica e linguística. Por meio da realidade estudada, destacam-se alguns desdobramentos do presente estudo para a didática de ensino de línguas, ao pontuar a necessidade de fomentar políticas de formação de professores orientadas ao desenvolvimento de saberes multilíngues.

Biografía del autor/a

Cibele Krause LEMKE, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). É Professora Adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em 2008 e 2009 realizou estágio de doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, sob a supervisão da Profa. Dra.Virginia Unamuno. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguísticamente complexos . Também, participa do grupo de pesquisa Língua, História e Literatura Ucraniana , na linha de pesquisa Questões de bilinguismo . É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, na linha de pesquisa ";;;Educação, Cultura e Diversidade";;;. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em contextos multilíngues, políticas linguísticas e formação de professores de línguas.

Publicado

2014-08-01

Número

Sección

Artigos