LÍNGUA E IDENTIDADE: CONCEITOS NEGOCIADOS EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE

Authors

  • Cibele Krause LEMKE Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Keywords:

língua, identidade, língua espanhola, multilinguismo.

Abstract

Trata-se de um trabalho de pesquisa que estuda a realidade multilíngue da região centro-sul do estado do Paraná, em que convergem as línguas do contexto – o português e o ucraniano como línguas veiculares – e a língua estrangeira ensinada na escola – o espanhol. A partir das práticas linguísticas escolares desencadeadas nas aulas de língua espanhola, investigo como se dá a construção e a negociação de identidades nesse contexto. Assim, este artigo tem como objetivo central trazer à tona o debate sobre a construção de identidades e a aprendizagem de línguas estrangeiras. A pesquisa enquadra-se na perspectiva etnográfica e de análise da interação, sendo que, a partir dos dados, discute-se o conceito de identidade étnica e linguística. Por meio da realidade estudada, destacam-se alguns desdobramentos do presente estudo para a didática de ensino de línguas, ao pontuar a necessidade de fomentar políticas de formação de professores orientadas ao desenvolvimento de saberes multilíngues.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Cibele Krause LEMKE, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2000); Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). É Professora Adjunto B da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em 2008 e 2009 realizou estágio de doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, sob a supervisão da Profa. Dra.Virginia Unamuno. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguísticamente complexos . Também, participa do grupo de pesquisa Língua, História e Literatura Ucraniana , na linha de pesquisa Questões de bilinguismo . É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, na linha de pesquisa ";;;Educação, Cultura e Diversidade";;;. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em contextos multilíngues, políticas linguísticas e formação de professores de línguas.

Published

2014-08-01

How to Cite

LEMKE, C. K. (2014). LÍNGUA E IDENTIDADE: CONCEITOS NEGOCIADOS EM UM CONTEXTO ESCOLAR MULTILÍNGUE. Applied Linguistics Pathways, 10(1), 165–189. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1879

Issue

Section

Artigos