A RELAÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA NA ESCOLA: UM CONTRAPONTO DE DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS

Autores

  • Adriana Silveira Bonumá BORTOLONI UFSM
  • Ana Lúcia Chelotti PROCHNOW UFSM
  • Silvana Schwab do NASCIMENTO UFSM

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Gramática, Linguística

Resumo

Este artigo discute a Linguística e sua interação com o ensino de língua materna no fim dos anos 70 e início dos anos 80 no Brasil, contrapondo com dados da produção científica mais atual. Na Linguística, esse período foi fortemente marcado pelo discurso da mudança, o qual argumentava essencialmente quanto à necessidade de reformulação das concepções de linguagem e ensino da época. Assim, analisamos os artigos publicados em 2010 na Revista Brasileira de Linguística Aplicada, que abordam o ensino/aprendizagem de gramática. Tivemos como objetivos investigar o que tem sido produzido num período mais recente e, frente às ideias defendidas pelos linguistas no fim dos anos 70 e no início dos anos 80. Diante disso, foi possível observar que a produção científica contemporânea apresenta propostas de análise da gramática ancoradas nas bases teóricas do funcionalismo e do interacionismo sociodiscursivo, estando, contudo, ainda atreladas às inovações propostas para o ensino naquela época.

Biografia do Autor

Adriana Silveira Bonumá BORTOLONI, UFSM

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Santa Maria.

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM 

Ana Lúcia Chelotti PROCHNOW, UFSM

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Santa Maria - CMSM Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria

Silvana Schwab do NASCIMENTO, UFSM

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

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Publicado

2014-12-03

Edição

Seção

Artigos