A RELAÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA NA ESCOLA: UM CONTRAPONTO DE DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS
Authors
Adriana Silveira Bonumá BORTOLONI
UFSM
Ana Lúcia Chelotti PROCHNOW
UFSM
Silvana Schwab do NASCIMENTO
UFSM
Keywords:
Ensino de Língua Portuguesa, Gramática, Linguística
Abstract
Este artigo discute a Linguística e sua interação com o ensino de língua materna no fim dos anos 70 e início dos anos 80 no Brasil, contrapondo com dados da produção científica mais atual. Na Linguística, esse período foi fortemente marcado pelo discurso da mudança, o qual argumentava essencialmente quanto à necessidade de reformulação das concepções de linguagem e ensino da época. Assim, analisamos os artigos publicados em 2010 na Revista Brasileira de Linguística Aplicada, que abordam o ensino/aprendizagem de gramática. Tivemos como objetivos investigar o que tem sido produzido num período mais recente e, frente às ideias defendidas pelos linguistas no fim dos anos 70 e no início dos anos 80. Diante disso, foi possível observar que a produção científica contemporânea apresenta propostas de análise da gramática ancoradas nas bases teóricas do funcionalismo e do interacionismo sociodiscursivo, estando, contudo, ainda atreladas às inovações propostas para o ensino naquela época.
Author Biographies
Adriana Silveira Bonumá BORTOLONI, UFSM
Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Santa Maria.
Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Ana Lúcia Chelotti PROCHNOW, UFSM
Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Santa Maria - CMSM Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria
Silvana Schwab do NASCIMENTO, UFSM
Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM