A RELAÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA NA ESCOLA: UM CONTRAPONTO DE DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Gramática, LinguísticaResumo
Este artigo discute a Linguística e sua interação com o ensino de língua materna no fim dos anos 70 e início dos anos 80 no Brasil, contrapondo com dados da produção científica mais atual. Na Linguística, esse período foi fortemente marcado pelo discurso da mudança, o qual argumentava essencialmente quanto à necessidade de reformulação das concepções de linguagem e ensino da época. Assim, analisamos os artigos publicados em 2010 na Revista Brasileira de Linguística Aplicada, que abordam o ensino/aprendizagem de gramática. Tivemos como objetivos investigar o que tem sido produzido num período mais recente e, frente às ideias defendidas pelos linguistas no fim dos anos 70 e no início dos anos 80. Diante disso, foi possível observar que a produção científica contemporânea apresenta propostas de análise da gramática ancoradas nas bases teóricas do funcionalismo e do interacionismo sociodiscursivo, estando, contudo, ainda atreladas às inovações propostas para o ensino naquela época.Downloads
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Publicado
2014-12-03
Como Citar
BORTOLONI, A. S. B., PROCHNOW, A. L. C., & NASCIMENTO, S. S. do. (2014). A RELAÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA NA ESCOLA: UM CONTRAPONTO DE DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS. Caminhos Em Linguística Aplicada, 11(2), 157–173. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1891
Edição
Seção
Artigos