A RELAÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA NA ESCOLA: UM CONTRAPONTO DE DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS

Autores/as

  • Adriana Silveira Bonumá BORTOLONI UFSM
  • Ana Lúcia Chelotti PROCHNOW UFSM
  • Silvana Schwab do NASCIMENTO UFSM

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Gramática, Linguística

Resumen

Este artigo discute a Linguística e sua interação com o ensino de língua materna no fim dos anos 70 e início dos anos 80 no Brasil, contrapondo com dados da produção científica mais atual. Na Linguística, esse período foi fortemente marcado pelo discurso da mudança, o qual argumentava essencialmente quanto à necessidade de reformulação das concepções de linguagem e ensino da época. Assim, analisamos os artigos publicados em 2010 na Revista Brasileira de Linguística Aplicada, que abordam o ensino/aprendizagem de gramática. Tivemos como objetivos investigar o que tem sido produzido num período mais recente e, frente às ideias defendidas pelos linguistas no fim dos anos 70 e no início dos anos 80. Diante disso, foi possível observar que a produção científica contemporânea apresenta propostas de análise da gramática ancoradas nas bases teóricas do funcionalismo e do interacionismo sociodiscursivo, estando, contudo, ainda atreladas às inovações propostas para o ensino naquela época.

Biografía del autor/a

Adriana Silveira Bonumá BORTOLONI, UFSM

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Santa Maria.

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM 

Ana Lúcia Chelotti PROCHNOW, UFSM

Professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Santa Maria - CMSM Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria

Silvana Schwab do NASCIMENTO, UFSM

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Publicado

2014-12-03

Número

Sección

Artigos