“IS IT A TEST OF MARKING ‘X’?”: IDENTIFICANDO E INTERROGANDO A COLONIALIDADE NA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Decolonialidade, Inglês língua franca, Translinguagem

Resumo

A avaliação desempenha forte influência no ensino de idiomas, uma vez que critérios e formatos de testes promovem visões de língua e servem de parâmetro para as práticas dos professores. Este texto tem como objetivo olhar para a avaliação no ensino de língua inglesa de forma crítica, identificando a colonialidade (GROSFOGUEL, 2011; MENEZES DE SOUZA, 2019; MIGNOLO, 2000) e as estruturas excludentes desses processos. Pretendo repensar avaliação através de perspectivas pós-estruturalistas de Inglês Língua Franca (DUBOC; SIQUEIRA, 2020; JORDÃO; MARQUES, 2018; SIQUEIRA, 2018), Translinguagem (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA; WEI, 2014) e Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011a; 2011b; JORDÃO, 2014ª), na tentativa de vislumbrar outros olhares que contemplem uma formação linguística menos opressora/hierárquica, bem como mais condizente com perspectivas discursivas de construção de sentidos, diversidade e pluralidade.

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Biografia do Autor

Camila HAUS, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

HAUS, C. (2021). “IS IT A TEST OF MARKING ‘X’?”: IDENTIFICANDO E INTERROGANDO A COLONIALIDADE NA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS. Caminhos Em Linguística Aplicada, 25(2), 144–164. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3288

Edição

Seção

Artigos