“IS IT A TEST OF MARKING ‘X’?”: IDENTIFICANDO E INTERROGANDO A COLONIALIDADE NA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS

Authors

Keywords:

Avaliação, Decolonialidade, Inglês língua franca, Translinguagem

Abstract

A avaliação desempenha forte influência no ensino de idiomas, uma vez que critérios e formatos de testes promovem visões de língua e servem de parâmetro para as práticas dos professores. Este texto tem como objetivo olhar para a avaliação no ensino de língua inglesa de forma crítica, identificando a colonialidade (GROSFOGUEL, 2011; MENEZES DE SOUZA, 2019; MIGNOLO, 2000) e as estruturas excludentes desses processos. Pretendo repensar avaliação através de perspectivas pós-estruturalistas de Inglês Língua Franca (DUBOC; SIQUEIRA, 2020; JORDÃO; MARQUES, 2018; SIQUEIRA, 2018), Translinguagem (CANAGARAJAH, 2013; GARCÍA; WEI, 2014) e Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011a; 2011b; JORDÃO, 2014ª), na tentativa de vislumbrar outros olhares que contemplem uma formação linguística menos opressora/hierárquica, bem como mais condizente com perspectivas discursivas de construção de sentidos, diversidade e pluralidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Camila HAUS, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Published

2021-09-21

How to Cite

HAUS, C. (2021). “IS IT A TEST OF MARKING ‘X’?”: IDENTIFICANDO E INTERROGANDO A COLONIALIDADE NA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS. Applied Linguistics Pathways, 25(2), 144–164. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3288

Issue

Section

Artigos