EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

Perspectivas discursivas

Autores

Resumo

Esta pesquisa discute discursos, o trabalho docente em educação profissional e práticas de linguagem na cultura contemporânea. Para isso, fundamenta-se em estudos contemporâneos do discurso e Semiótica, além de contribuições da Educomunicação, uma perspectiva interdisciplinar do campo de estudos da comunicação no contexto educacional. Considera-se que a formação do professor da educação profissional tem como base diferentes processos discursivos e saberes, já que em seu campo de atuação, há contribuições culturais, históricas, sociais, além das científicas e técnicas específicas, respectivas às diferentes áreas do exercício profissional. Tem como objetivos, estudar a comunicação pedagógica, discursos educacionais e pedagógicos; descrever práticas de linguagem na comunicação docente, a fim de se identificarem sentidos e possibilidades de interpretação de diferentes textos. A metodologia desta pesquisa, de abordagem qualitativa, trata da descrição de discursos que subjazem às práticas da comunicação docente. Para isso, partiu-se de análise e descrição de um corpus constituído de atividades realizadas por mestrandos, de um programa de mestrado profissional. No contexto da educação profissional, caracterizam-se diferentes processos discursivos, ou saberes que constituem um processo de formação continuada do professor.

Biografia do Autor

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professora Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnologica Paula Souza; Professora da Faculdade de Tecnologia, FATEC de São Paulo e de Itaquaquecetuba.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Professor Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie-SP; professor do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos