EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Perspectivas discursivas
Resumen
Esta pesquisa discute discursos, o trabalho docente em educação profissional e práticas de linguagem na cultura contemporânea. Para isso, fundamenta-se em estudos contemporâneos do discurso e Semiótica, além de contribuições da Educomunicação, uma perspectiva interdisciplinar do campo de estudos da comunicação no contexto educacional. Considera-se que a formação do professor da educação profissional tem como base diferentes processos discursivos e saberes, já que em seu campo de atuação, há contribuições culturais, históricas, sociais, além das científicas e técnicas específicas, respectivas às diferentes áreas do exercício profissional. Tem como objetivos, estudar a comunicação pedagógica, discursos educacionais e pedagógicos; descrever práticas de linguagem na comunicação docente, a fim de se identificarem sentidos e possibilidades de interpretação de diferentes textos. A metodologia desta pesquisa, de abordagem qualitativa, trata da descrição de discursos que subjazem às práticas da comunicação docente. Para isso, partiu-se de análise e descrição de um corpus constituído de atividades realizadas por mestrandos, de um programa de mestrado profissional. No contexto da educação profissional, caracterizam-se diferentes processos discursivos, ou saberes que constituem um processo de formação continuada do professor.