EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

Perspectivas discursivas

Authors

Abstract

Esta pesquisa discute discursos, o trabalho docente em educação profissional e práticas de linguagem na cultura contemporânea. Para isso, fundamenta-se em estudos contemporâneos do discurso e Semiótica, além de contribuições da Educomunicação, uma perspectiva interdisciplinar do campo de estudos da comunicação no contexto educacional. Considera-se que a formação do professor da educação profissional tem como base diferentes processos discursivos e saberes, já que em seu campo de atuação, há contribuições culturais, históricas, sociais, além das científicas e técnicas específicas, respectivas às diferentes áreas do exercício profissional. Tem como objetivos, estudar a comunicação pedagógica, discursos educacionais e pedagógicos; descrever práticas de linguagem na comunicação docente, a fim de se identificarem sentidos e possibilidades de interpretação de diferentes textos. A metodologia desta pesquisa, de abordagem qualitativa, trata da descrição de discursos que subjazem às práticas da comunicação docente. Para isso, partiu-se de análise e descrição de um corpus constituído de atividades realizadas por mestrandos, de um programa de mestrado profissional. No contexto da educação profissional, caracterizam-se diferentes processos discursivos, ou saberes que constituem um processo de formação continuada do professor.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Professora Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnologica Paula Souza; Professora da Faculdade de Tecnologia, FATEC de São Paulo e de Itaquaquecetuba.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Professor Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie-SP; professor do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Published

2023-07-24

Issue

Section

Artigos