O TRABALHO EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA PARA A AVALIAÇÃO EQUITATIVA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cesar Augusto EUGENIO Universidade de Taubaté
  • Cássia Elisa Lopes CAPOSTAGNO Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3821

Resumo

O relato de experiência em tela refere-se a uma produção dos docentes da Linha 3 – Educação para a Equidade, do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Trata-se de uma oficina oferecida aos professores de uma universidade localizada na região metropolitana do Vale do Paraíba paulista, parte de um programa de formação continuada desta universidade. O objetivo da oficina foi promover o debate acerca da avaliação aplicada ao Ensino Superior. Participaram 46 docentes de 17 cursos, entre bacharelados e licenciaturas, das três grandes áreas: humanas, exatas, biociências. Metodologicamente fundamentada na proposta do Programa de Especialização Docente (PED) organizado e promovido pelo Instituto Canoa sob a chancela da Universidade de Stanford, os participantes foram estimulados a experimentarem uma estratégia de trabalho em grupo com divisão de papéis, com vistas a assegurar a participação de todos em igualdade de oportunidades. A discussão teórico-prática se deu acerca dos conceitos de salas de aula heterogêneas, status, avaliação, equidade. Dentre os principais resultados, pode-se destacar o evidente interesse e consequente produção intensa dos docentes que, prontamente, atenderam aos encaminhamentos do encontro. Concluiu-se que as avaliações que visam apenas ao produto, podem reforçar o status previamente assumido pelos alunos. O trabalho em grupo produtivo pode ser uma ferramenta para impulsionar processos de ensino e aprendizagem e promover práticas de avaliação com potencial para formar salas de aula equitativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cesar Augusto EUGENIO, Universidade de Taubaté

Doutor em Educação, Sociedade e Processos formativos pela Universidade São Francisco. Professor há 29 anos, possui experiência na docência e gestão, da educação básica ao ensino superior. Na Universidade de Taubaté é professor Assistente III de Filosofia. Na mesma instituição está diretor do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté, atua, como professor permanente, no Mestrado Profissional em Educação e coordena o projeto de extensão: Projetos de Vida: escolhas e desafios.

Cássia Elisa Lopes CAPOSTAGNO, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, atuou no Sistema municipal de ensino de Taubaté por 32 anos com experiência na docência e gestão escolar na Educação Básica. Na Universidade de Taubaté é Professor Auxiliar II, leciona nas licenciaturas, coordena o Projeto Assessoria Pedagógica, é Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Alfabetização e está como Coordenadora do curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

2024-05-26