O TRABALHO EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA PARA A AVALIAÇÃO EQUITATIVA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3821Abstract
O relato de experiência em tela refere-se a uma produção dos docentes da Linha 3 – Educação para a Equidade, do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Trata-se de uma oficina oferecida aos professores de uma universidade localizada na região metropolitana do Vale do Paraíba paulista, parte de um programa de formação continuada desta universidade. O objetivo da oficina foi promover o debate acerca da avaliação aplicada ao Ensino Superior. Participaram 46 docentes de 17 cursos, entre bacharelados e licenciaturas, das três grandes áreas: humanas, exatas, biociências. Metodologicamente fundamentada na proposta do Programa de Especialização Docente (PED) organizado e promovido pelo Instituto Canoa sob a chancela da Universidade de Stanford, os participantes foram estimulados a experimentarem uma estratégia de trabalho em grupo com divisão de papéis, com vistas a assegurar a participação de todos em igualdade de oportunidades. A discussão teórico-prática se deu acerca dos conceitos de salas de aula heterogêneas, status, avaliação, equidade. Dentre os principais resultados, pode-se destacar o evidente interesse e consequente produção intensa dos docentes que, prontamente, atenderam aos encaminhamentos do encontro. Concluiu-se que as avaliações que visam apenas ao produto, podem reforçar o status previamente assumido pelos alunos. O trabalho em grupo produtivo pode ser uma ferramenta para impulsionar processos de ensino e aprendizagem e promover práticas de avaliação com potencial para formar salas de aula equitativas.