O TRABALHO EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA PARA A AVALIAÇÃO EQUITATIVA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Cesar Augusto EUGENIO Universidade de Taubaté
  • Cássia Elisa Lopes CAPOSTAGNO Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3821

Resumen

O relato de experiência em tela refere-se a uma produção dos docentes da Linha 3 – Educação para a Equidade, do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Trata-se de uma oficina oferecida aos professores de uma universidade localizada na região metropolitana do Vale do Paraíba paulista, parte de um programa de formação continuada desta universidade. O objetivo da oficina foi promover o debate acerca da avaliação aplicada ao Ensino Superior. Participaram 46 docentes de 17 cursos, entre bacharelados e licenciaturas, das três grandes áreas: humanas, exatas, biociências. Metodologicamente fundamentada na proposta do Programa de Especialização Docente (PED) organizado e promovido pelo Instituto Canoa sob a chancela da Universidade de Stanford, os participantes foram estimulados a experimentarem uma estratégia de trabalho em grupo com divisão de papéis, com vistas a assegurar a participação de todos em igualdade de oportunidades. A discussão teórico-prática se deu acerca dos conceitos de salas de aula heterogêneas, status, avaliação, equidade. Dentre os principais resultados, pode-se destacar o evidente interesse e consequente produção intensa dos docentes que, prontamente, atenderam aos encaminhamentos do encontro. Concluiu-se que as avaliações que visam apenas ao produto, podem reforçar o status previamente assumido pelos alunos. O trabalho em grupo produtivo pode ser uma ferramenta para impulsionar processos de ensino e aprendizagem e promover práticas de avaliação com potencial para formar salas de aula equitativas.

Biografía del autor/a

Cesar Augusto EUGENIO, Universidade de Taubaté

Doutor em Educação, Sociedade e Processos formativos pela Universidade São Francisco. Professor há 29 anos, possui experiência na docência e gestão, da educação básica ao ensino superior. Na Universidade de Taubaté é professor Assistente III de Filosofia. Na mesma instituição está diretor do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté, atua, como professor permanente, no Mestrado Profissional em Educação e coordena o projeto de extensão: Projetos de Vida: escolhas e desafios.

Cássia Elisa Lopes CAPOSTAGNO, Universidade de Taubaté

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, atuou no Sistema municipal de ensino de Taubaté por 32 anos com experiência na docência e gestão escolar na Educação Básica. Na Universidade de Taubaté é Professor Auxiliar II, leciona nas licenciaturas, coordena o Projeto Assessoria Pedagógica, é Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Alfabetização e está como Coordenadora do curso de Pedagogia.

Publicado

2024-05-26