O ENSINO REFLEXIVO NA ERA DO PÓS-MÉTODO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUAS DE CURSOS LIVRES

Authors

  • Caroline Toni FOPPA Universidade de Caxias do Sul

Keywords:

pós-método, ensino reflexivo, formação de professores, cursos livres

Abstract

No contexto dos cursos livres no Brasil, a função do professor é exercida também por profissionais que não possuem formação específica para tal, treinados apenas para a aplicação de um método prescrito. Em uma época em que se discute a importância dos princípios que refletem o ensino de línguas como um todo, em detrimento dos métodos aplicados, o ensino reflexivo sistemático contribui para que esse professor seja capaz de tomar decisões mais fundamentadas no decorrer do processo de ensino/aprendizagem, tornando-se mais autônomo. Nesta pesquisa, foram identificadas a ausência e presença de características reflexivas e autônomas nas narrativas de professores de cursos livres, destacando-se a necessidade de uma formação continuada de cunho pedagógico entre esses profissionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Caroline Toni FOPPA, Universidade de Caxias do Sul

Jornalista, especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Mestranda em Letras - Linguística, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora de língua inglesa junto ao Programa de Línguas Estrangeiras da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Published

2012-04-18

How to Cite

FOPPA, C. T. (2012). O ENSINO REFLEXIVO NA ERA DO PÓS-MÉTODO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUAS DE CURSOS LIVRES. Applied Linguistics Pathways, 4(1), 69–88. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1138

Issue

Section

Artigos