O ENSINO REFLEXIVO NA ERA DO PÓS-MÉTODO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUAS DE CURSOS LIVRES

Autores

  • Caroline Toni FOPPA Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

pós-método, ensino reflexivo, formação de professores, cursos livres

Resumo

No contexto dos cursos livres no Brasil, a função do professor é exercida também por profissionais que não possuem formação específica para tal, treinados apenas para a aplicação de um método prescrito. Em uma época em que se discute a importância dos princípios que refletem o ensino de línguas como um todo, em detrimento dos métodos aplicados, o ensino reflexivo sistemático contribui para que esse professor seja capaz de tomar decisões mais fundamentadas no decorrer do processo de ensino/aprendizagem, tornando-se mais autônomo. Nesta pesquisa, foram identificadas a ausência e presença de características reflexivas e autônomas nas narrativas de professores de cursos livres, destacando-se a necessidade de uma formação continuada de cunho pedagógico entre esses profissionais.

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Biografia do Autor

Caroline Toni FOPPA, Universidade de Caxias do Sul

Jornalista, especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Mestranda em Letras - Linguística, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora de língua inglesa junto ao Programa de Línguas Estrangeiras da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publicado

2012-04-18

Como Citar

FOPPA, C. T. (2012). O ENSINO REFLEXIVO NA ERA DO PÓS-MÉTODO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUAS DE CURSOS LIVRES. Caminhos Em Linguística Aplicada, 4(1), 69–88. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1138

Edição

Seção

Artigos