LINGUÍSTICA GERATIVA E REVISÃO TEXTUAL NO “ENSINO” DE GRAMÁTICA

Authors

  • Talita Gleycilane Mendes da SILVA Universidade de Brasília
  • Eloisa Nascimento Silva PILATI Universidade de Brasília

Keywords:

Linguística Gerativa. Revisão Textual. Ensino de Gramática. Técnica de Ensino.

Abstract

A presente pesquisa objetiva, à luz da linguística gerativa, apurar os estudos e propostas que defendem a revisão textual como técnica de ensino nas aulas de gramática na busca por uma renovação no “ensino” dessa disciplina. Para isso, a partir de uma metodologia de pesquisa e reflexão, expõe-se algumas sugestões metodológicas sob o olhar gerativista para orientar a prática docente com base nos trabalhos de Pilati et al. (2011), Pilati (2014) e Pilati et al. (2015). Conclui-se que as atividades de revisão textual, embora sejam pouco usadas nas aula de gramática, têm buscado destaque por permitir ao aluno estabelecer padrões, praticar o senso crítico e identificar desvios de normas, se apresentando, assim, como uma técnica de ensino eficaz, entretanto, tal técnica ainda precisa ser testada de forma mais contundente para ser aperfeiçoada e difundida a fim de contribuir para o início de uma futura mudança na educação.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Talita Gleycilane Mendes da SILVA, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguística pela Universidade de Brasília na área de concentração ";Teoria e Análise Linguística";com orientação da Profa. Dra. Heloisa Nascimento Silva Pilati.

Eloisa Nascimento Silva PILATI, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras noturno e coordena a equipe do Curso de Letras no Projeto Prodocência (CAPES). Desenvolve pesquisas em duas áreas principais: na área da gramática gerativa, pesquisa a sintaxe da ordem de palavras, sujeitos nulos e fenômenos de concordância nas línguas naturais e, na área de ensino de línguas, pesquisa temas relacionados a formação de professores e metodologias de ensino de língua portuguesa.

Published

2016-12-20

Issue

Section

Artigos