LINGUÍSTICA GERATIVA E REVISÃO TEXTUAL NO “ENSINO” DE GRAMÁTICA
Palabras clave:
Linguística Gerativa. Revisão Textual. Ensino de Gramática. Técnica de Ensino.Resumen
A presente pesquisa objetiva, à luz da linguística gerativa, apurar os estudos e propostas que defendem a revisão textual como técnica de ensino nas aulas de gramática na busca por uma renovação no “ensino” dessa disciplina. Para isso, a partir de uma metodologia de pesquisa e reflexão, expõe-se algumas sugestões metodológicas sob o olhar gerativista para orientar a prática docente com base nos trabalhos de Pilati et al. (2011), Pilati (2014) e Pilati et al. (2015). Conclui-se que as atividades de revisão textual, embora sejam pouco usadas nas aula de gramática, têm buscado destaque por permitir ao aluno estabelecer padrões, praticar o senso crítico e identificar desvios de normas, se apresentando, assim, como uma técnica de ensino eficaz, entretanto, tal técnica ainda precisa ser testada de forma mais contundente para ser aperfeiçoada e difundida a fim de contribuir para o início de uma futura mudança na educação.Descargas
Publicado
2016-12-20
Número
Sección
Artigos