UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
Esse artigo apresenta parte dos resultados da minha tese de doutorado, em que pretendemos discutir, a partir de uma análise discursiva, qual a relação estabelecida do leitor da atualidade frente à leitura realizada em suporte impresso e digital. No recorte que fizemos para a escrita desse artigo, discutimos a compreensão sobre “leitura”, para alunos do 1º ano do ensino médio técnico integrado dos cursos de Instrumento Musical, Eletrônica e Controle Ambiental, do Instituto Federal de Goiás[1]a partir do lugar de inscrição desse sujeito: a crise sanitária causada pelos vírus Sars-CoV-2 (covid 19) entre 2020 e 2022. Para as discussões teóricas recorremos à Análise do Discurso a fim de discutir as noções referentes a “linguagem/discurso”, “sujeito”, “interdiscurso”, “memória discursiva”, “dialogia” e “interação verbal”, dentre outras (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN, M. VOLOCHÍNOV, 2006; FARACO 2009; GREGOLIN, 1995; 2004; ORLANDI, 1999, 2001, 2003; PÊCHEUX, 1990; RIOS2006); analisamos, a partir das das vozes instauradas durante a coleta de dados, as relações interdiscursivas que demonstram essa filiação a uma memória discursiva coletiva já que esse aluno também é um sujeito social que está inscrito a partir desse lugar histórico (pandemia da covid 19), e que, portanto, seus enunciados são uma réplica viva e ativa de uma tomada de decisões e de uma expressão valorativa frente a esse contexto.