UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Limerce Ferreira Lopes Instituto Federal de Goiás
  • Eliane Márquez da Fonseca Fernandes Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esse artigo apresenta parte dos resultados da minha tese de doutorado, em que pretendemos discutir, a partir de uma análise discursiva, qual a relação estabelecida do leitor da atualidade frente à leitura realizada em suporte impresso e digital. No recorte que fizemos para a escrita desse artigo, discutimos a compreensão sobre “leitura”, para alunos do 1º ano do ensino médio técnico integrado dos cursos de Instrumento Musical, Eletrônica e Controle Ambiental, do Instituto Federal de Goiás[1]a partir do lugar de inscrição desse sujeito: a crise sanitária causada pelos vírus Sars-CoV-2 (covid 19) entre 2020 e 2022. Para as discussões teóricas recorremos à Análise do Discurso a fim de discutir as noções referentes a “linguagem/discurso”, “sujeito”, “interdiscurso”, “memória discursiva”, “dialogia” e “interação verbal”, dentre outras (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN, M. VOLOCHÍNOV, 2006; FARACO 2009; GREGOLIN, 1995; 2004; ORLANDI, 1999, 2001, 2003; PÊCHEUX, 1990; RIOS2006);  analisamos, a partir das  das vozes instauradas durante a coleta de dados, as relações  interdiscursivas que demonstram essa filiação a uma memória discursiva coletiva  já que esse aluno também é um sujeito social que está inscrito a partir desse lugar histórico (pandemia da covid 19), e que, portanto, seus enunciados são uma réplica viva e ativa de uma tomada de decisões e de uma expressão valorativa frente a esse contexto.

 

 

Biografia do Autor

Limerce Ferreira Lopes, Instituto Federal de Goiás

Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Letras e Linguística pela UFG, Especialista em Metodologia de Educação à Distância, Claretiano/ Batatais; Especialista em Ensino aprendizagem de Língua espanhola, pela Associação Educativa Evangélica, AEE e Licenciada em Português/Espanhol pela UFG. Atua como vice-líder dos grupos Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos (NEDE-CNPQ) e Núcleo de Estudos da Língua em Uso e Interfaces (NELUI/CNPQ) e é membro do grupo de pesquisa “O círculo de Bakhtin em diálogo” (UEPB/CNPQ). Atua como professora efetiva no Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia nos cursos de nível básico e superior.

Eliane Márquez da Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como professora voluntária na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. É líder da Rede Goiana de Pesquisa: texto, discurso e ensino inscritos na FAPEG-GO e também do Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso que se insere na Rede de Pesquisa em Língua Portuguesa ao Redor do Mundo.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos