A tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de secretariado no Brasil

uma revisão sistemática da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3628

Abstract

Objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma revisão sistemática da literatura em torno da temática da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de Secretariado no Brasil. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de revisão da literatura no portal/base de dados Google Scholar, tendo como resultado 142 documentos. Desse total, 136 foram excluídos por não manterem coerência com a proposta desta pesquisa ou não estarem disponíveis em formato digital. Dessa maneira, a revisão final contemplou um total de 6 trabalhos, sendo quatro artigos, uma dissertação de mestrado e um Trabalho de Conclusão de Curso. Em suma, foi possível perceber que o tema das tecnologias para o ensino de línguas estrangeiras no Secretariado ainda tem sido pouco explorado pelos pesquisadores da área, haja vista que não se conseguiu mapear quantidade significativa de estudos sobre o tema entre 2011 e 2021 na base de dados selecionada.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Eduardo Cesar Pereira SOUZA, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Especialista em Ensino de Língua Espanhola e sua História pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Licenciando em Letras Espanhol na Universidade Estácio de Sá (Estácio). Secretário Executivo (SRTE/SP 50423/2015) e Técnico em Secretariado (SRTE/MG 2214/2010). Faz parte do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado - GPISEC (CNPq/UFS) e do Grupo de Pesquisa Estudos do Léxico: descrição e ensino (CNPq/Unesp). É membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), na qual ocupa o cargo de Secretário-geral pela segunda vez (Gestão 2019-2021; Gestão 2021-2023). Além disso, também é membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), Associação Ibero-americana de Linguística Aplicada (AIALA), da Asociación Latinoamericana de Estudios de la Escritura en Educación Superior y Contextos Profesionales (ALES) e da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP). Atuou como Gestor Editorial na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec) de dez./2017 a jul./2022. Seus temas de interesse em pesquisa/estudos estão nas seguintes áreas: Linguística (ensino e aprendizagem de línguas; gêneros textuais; gêneros acadêmicos; material didático de língua estrangeira; terminologia) e Secretariado Executivo (gestão e organizações; estudos de gênero e diversidade; técnicas secretariais; redação empresarial; comunicação empresarial; gestão de eventos; pesquisa em secretariado).

Odair Luiz NADIN, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Livre-Docente em Estudos do Léxico (UNESP/2018). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Realizou estágio de doutoramento no Institut Universitari de Lingüística Aplicada da Universitat Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha(2007-PDEE/CAPES). Desenvolveu estágio de Pós-doutoramento em Letras - área Lexicografia Bilingue - na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2010)/Universidad de Salamanca e estágio de Pós-doutoramento em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (2018). É Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Atualmente é Professor Associado (R.D.I.D.P.) de Língua Espanhola no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Araraquara. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira - E/LE e Estudos do Léxico: Lexicologia/Lexicografia e Terminologia/Terminografia.

Published

2024-10-13