A tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de secretariado no Brasil
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3628Resumen
Objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma revisão sistemática da literatura em torno da temática da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de Secretariado no Brasil. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de revisão da literatura no portal/base de dados Google Scholar, tendo como resultado 142 documentos. Desse total, 136 foram excluídos por não manterem coerência com a proposta desta pesquisa ou não estarem disponíveis em formato digital. Dessa maneira, a revisão final contemplou um total de 6 trabalhos, sendo quatro artigos, uma dissertação de mestrado e um Trabalho de Conclusão de Curso. Em suma, foi possível perceber que o tema das tecnologias para o ensino de línguas estrangeiras no Secretariado ainda tem sido pouco explorado pelos pesquisadores da área, haja vista que não se conseguiu mapear quantidade significativa de estudos sobre o tema entre 2011 e 2021 na base de dados selecionada.