A tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de secretariado no Brasil

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3628

Resumo

Objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma revisão sistemática da literatura em torno da temática da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de Secretariado no Brasil. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de revisão da literatura no portal/base de dados Google Scholar, tendo como resultado 142 documentos. Desse total, 136 foram excluídos por não manterem coerência com a proposta desta pesquisa ou não estarem disponíveis em formato digital. Dessa maneira, a revisão final contemplou um total de 6 trabalhos, sendo quatro artigos, uma dissertação de mestrado e um Trabalho de Conclusão de Curso. Em suma, foi possível perceber que o tema das tecnologias para o ensino de línguas estrangeiras no Secretariado ainda tem sido pouco explorado pelos pesquisadores da área, haja vista que não se conseguiu mapear quantidade significativa de estudos sobre o tema entre 2011 e 2021 na base de dados selecionada.

Biografia do Autor

Eduardo Cesar Pereira SOUZA, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Especialista em Ensino de Língua Espanhola e sua História pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Licenciando em Letras Espanhol na Universidade Estácio de Sá (Estácio). Secretário Executivo (SRTE/SP 50423/2015) e Técnico em Secretariado (SRTE/MG 2214/2010). Faz parte do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado - GPISEC (CNPq/UFS) e do Grupo de Pesquisa Estudos do Léxico: descrição e ensino (CNPq/Unesp). É membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), na qual ocupa o cargo de Secretário-geral pela segunda vez (Gestão 2019-2021; Gestão 2021-2023). Além disso, também é membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), Associação Ibero-americana de Linguística Aplicada (AIALA), da Asociación Latinoamericana de Estudios de la Escritura en Educación Superior y Contextos Profesionales (ALES) e da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP). Atuou como Gestor Editorial na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec) de dez./2017 a jul./2022. Seus temas de interesse em pesquisa/estudos estão nas seguintes áreas: Linguística (ensino e aprendizagem de línguas; gêneros textuais; gêneros acadêmicos; material didático de língua estrangeira; terminologia) e Secretariado Executivo (gestão e organizações; estudos de gênero e diversidade; técnicas secretariais; redação empresarial; comunicação empresarial; gestão de eventos; pesquisa em secretariado).

Odair Luiz NADIN, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Livre-Docente em Estudos do Léxico (UNESP/2018). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Realizou estágio de doutoramento no Institut Universitari de Lingüística Aplicada da Universitat Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha(2007-PDEE/CAPES). Desenvolveu estágio de Pós-doutoramento em Letras - área Lexicografia Bilingue - na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2010)/Universidad de Salamanca e estágio de Pós-doutoramento em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (2018). É Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Atualmente é Professor Associado (R.D.I.D.P.) de Língua Espanhola no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Araraquara. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira - E/LE e Estudos do Léxico: Lexicologia/Lexicografia e Terminologia/Terminografia.

Downloads

Publicado

2024-10-13