COMPLEXIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS:
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3822Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre as práticas docentes e as estratégias de aprendizagem usadas no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da língua inglesa como segunda língua para alunos do Ensino Médio de uma escola particular. Como metodologia este estudo fez uso da história oral, sendo esta uma pesquisa de natureza qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários. As entrevistas orais foram realizadas com docentes de inglês, e os questionários foram desenvolvidos com alunos e ex-alunos de uma escola de Ensino Médio particular de São Paulo. Com o registro dos dados, a partir das entrevistas de história oral, foi possível observar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, e, refletir a respeito das estratégias e métodos utilizados para aperfeiçoar a prática docente e ampliar a compreensão dos alunos. Para tanto, observou-se a necessidade de estratégias de aprendizagem que facilitassem a integração das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. A relevância desta pesquisa está em contribuir para o ensino e aprendizagem da língua inglesa.