COMPLEXIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS:

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO DE INGLÊS

Autores/as

  • Suzana Lopes Salgado RIBEIRO Universidade de Taubaté
  • Maria de Fátima Gomes SANCHES Universidade de Taubaté
  • Karin Claudia Nin BRAUER Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Juliana Marcondes BUSSOLOTTI Universidade de Taubaté https://orcid.org/0000-0002-8560-0974

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n3.a3822

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre as práticas docentes e as estratégias de aprendizagem usadas no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da língua inglesa como segunda língua para alunos do Ensino Médio de uma escola particular. Como metodologia este estudo fez uso da história oral, sendo esta uma pesquisa de natureza qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários. As entrevistas orais foram realizadas com docentes de inglês, e os questionários foram desenvolvidos com alunos e ex-alunos de uma escola de Ensino Médio particular de São Paulo. Com o registro dos dados, a partir das entrevistas de história oral, foi possível observar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, e, refletir a respeito das estratégias e métodos utilizados para aperfeiçoar a prática docente e ampliar a compreensão dos alunos. Para tanto, observou-se a necessidade de estratégias de aprendizagem que facilitassem a integração das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. A relevância desta pesquisa está em contribuir para o ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Biografía del autor/a

Suzana Lopes Salgado RIBEIRO, Universidade de Taubaté

Professora, pesquisadora e mulher. Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003). No programa de História Social – USP, fez mestrado (2002) e doutorado (2007 – com estágio na Columbia University-NY). Por meio de suas pesquisas, desenvolveu um olhar especial para a questão de gênero e para a ação dos movimentos sociais. Foi também pela pesquisa, na prática da História Oral, que aprendeu a ouvir histórias e compreender suas subjetividades complexas. É, atualmente, professora auxiliar nível II, da Universidade de Taubaté – UNITAU, onde atua como Coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distância, e integra o corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais e Mestrado Profissional em Educação. É também professora de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas. 

Maria de Fátima Gomes SANCHES, Universidade de Taubaté

Mestrado em Educação, Especialista em Língua Inglesa, Gestão e Coordenação de Ensino Bilíngue, com experiência em elaboração, coordenação e desenvolvimento de projeto para áreas específicas com uso de tecnologias e ferramentas Google for Education, voltadas para a aprendizagem dos cursos de graduação, tecnólogos, técnicos e ensino médio. Gestão de projetos em inglês intermediário e avançado para participação de grupos de alunos nos Seminários de Iniciação Científica. Possui dezenove anos dedicados ao Ensino da Língua Inglesa, como segundo idioma, especialista, palestrante e intérprete em Língua Inglesa, cursos desenvolvidos como técnicas de conversação e inglês instrumental no curso superior.

Karin Claudia Nin BRAUER, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Centro Universitário Franciscano (1998) e Letras Português Espanhol pela Universidade Metodista (2018), é especialista em Inglês pelo Centro Universitário Franciscano e mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2009), doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) PUC-SP (2015). Trabalhou como professora conteudista na
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) na produção de textos para cursos EAD, na Universidade Paulista (UNIP) no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura, nos cursos de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Faculdade de Tecnologia (FATEC). Atualmente leciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É membro do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa - GPeAHFC (www.gpeahfc..pro.br) -, cadastrado no Diretório CNPq; e é líder do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem, Literatura e Educação- LLE (IFSP) cadastrado no Diretório CNPq. Revisora de periódicos e revistas acadêmicas. É parecerista da Sinergia, revista científica do IFSP e editora adjunta da edição da mesma revista em sua edição especial II Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (II SELIV).

Juliana Marcondes BUSSOLOTTI, Universidade de Taubaté

Graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo; Pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá; Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente: cursando especialização MBA em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo SP. Professora assistente III da Universidade de Taubaté atuando como: professora coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté – MPE, professora colaboradora do Mestrado em Desenvolvimento Humano – MDH, professora do Departamento de Gestão e Negócios – GEN, integrante da Comissão Própria de Avaliação – CPA – UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP – UNITAU e presidente do CICTED.

Publicado

2024-05-26