A importância do letramento escolar para a criança cega

Autores/as

  • Thalita Nilander LIMA Instituto Benjamin Constant

Palabras clave:

Criança cega, Braille, leitura, escrita, letramento escolar.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da aquisição da leitura e da escrita em Braille pela criança cega, a partir de um currículo voltado para o letramento escolar. Nesse sentido dar-se-á ênfase ao papel do professor, em relação à sua prática pedagógica e ao papel da escola como instituição de letramento por excelência.

Biografía del autor/a

Thalita Nilander LIMA, Instituto Benjamin Constant

Pedagoga Especialista em Educação Especial e Pós Graduada em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). Pós Graduanda em Letramento e Surdez pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do IBC.

 

Publicado

2012-03-21

Número

Sección

Artigos