A FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: A LINGUAGEM DE MEDIAÇÃO E DE REPRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Solange Teresinha Ricardo de CASTRO UNITAU

Palabras clave:

formação docente, colaboração, mediação, representação

Resumen

Este trabalho discute a Linguística Sistêmico-Funcional como instrumento de empoderamento semiótico discursivo na formação docente colaborativa, examinando as escolhas de linguagem dos formadores. Recorremos a uma pesquisa sobre a constituição da identidade profissional de docentes de Inglês (2005-2006), com foco no exame de sua formação nas aulas de Língua Inglesa de um curso de Letras. Discutimos o papel e as formas da linguagem (verbal escrita ou oral) da formadora – a linguagem da mediação – no processo, e as maneiras e formas pelas quais os participantes representam o ensino e a aprendizagem, a língua-alvo e a si próprios – a linguagem da representação.

Biografía del autor/a

Solange Teresinha Ricardo de CASTRO, UNITAU

Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (1974), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Diretora da Unidade de Ensino de Ciências Sociais e Letras (2008-2011), onde é professora assistente doutor no curso de Letras, concursada na disciplina Língua Inglesa. Coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (2011-, 2002-2008), no qual também pesquisa e orienta nas linhas de formação de professores de línguas, ensino e aprendizagem de inglês, e linguagem verbal e não verbal no ensino e aprendizagem de inglês, e ministra as disciplinas Linguagem, afetividade e cognição, Interação social e aprendizagem, e Perspectiva sociointeracionista em pesquisa. Coordenadora do curso de especialização em Língua Inglesa: Tópicos em Ensino e Aprendizagem (1997-), no qual ministra as disciplinas Ensino e Aprendizagem de Línguas: perspectivas teóricas e Ensino da Gramática do Inglês.

Publicado

2012-04-18

Número

Sección

Artigos