A FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: A LINGUAGEM DE MEDIAÇÃO E DE REPRESENTAÇÃO
Palavras-chave:
formação docente, colaboração, mediação, representaçãoResumo
Este trabalho discute a Linguística Sistêmico-Funcional como instrumento de empoderamento semiótico discursivo na formação docente colaborativa, examinando as escolhas de linguagem dos formadores. Recorremos a uma pesquisa sobre a constituição da identidade profissional de docentes de Inglês (2005-2006), com foco no exame de sua formação nas aulas de Língua Inglesa de um curso de Letras. Discutimos o papel e as formas da linguagem (verbal escrita ou oral) da formadora – a linguagem da mediação – no processo, e as maneiras e formas pelas quais os participantes representam o ensino e a aprendizagem, a língua-alvo e a si próprios – a linguagem da representação.
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Publicado
2012-04-18
Como Citar
CASTRO, S. T. R. de. (2012). A FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: A LINGUAGEM DE MEDIAÇÃO E DE REPRESENTAÇÃO. Caminhos Em Linguística Aplicada, 4(1), 22–33. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1347
Edição
Seção
Artigos