A FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: A LINGUAGEM DE MEDIAÇÃO E DE REPRESENTAÇÃO

Autores

  • Solange Teresinha Ricardo de CASTRO UNITAU

Palavras-chave:

formação docente, colaboração, mediação, representação

Resumo

Este trabalho discute a Linguística Sistêmico-Funcional como instrumento de empoderamento semiótico discursivo na formação docente colaborativa, examinando as escolhas de linguagem dos formadores. Recorremos a uma pesquisa sobre a constituição da identidade profissional de docentes de Inglês (2005-2006), com foco no exame de sua formação nas aulas de Língua Inglesa de um curso de Letras. Discutimos o papel e as formas da linguagem (verbal escrita ou oral) da formadora – a linguagem da mediação – no processo, e as maneiras e formas pelas quais os participantes representam o ensino e a aprendizagem, a língua-alvo e a si próprios – a linguagem da representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Teresinha Ricardo de CASTRO, UNITAU

Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (1974), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Diretora da Unidade de Ensino de Ciências Sociais e Letras (2008-2011), onde é professora assistente doutor no curso de Letras, concursada na disciplina Língua Inglesa. Coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (2011-, 2002-2008), no qual também pesquisa e orienta nas linhas de formação de professores de línguas, ensino e aprendizagem de inglês, e linguagem verbal e não verbal no ensino e aprendizagem de inglês, e ministra as disciplinas Linguagem, afetividade e cognição, Interação social e aprendizagem, e Perspectiva sociointeracionista em pesquisa. Coordenadora do curso de especialização em Língua Inglesa: Tópicos em Ensino e Aprendizagem (1997-), no qual ministra as disciplinas Ensino e Aprendizagem de Línguas: perspectivas teóricas e Ensino da Gramática do Inglês.

Downloads

Publicado

2012-04-18

Como Citar

CASTRO, S. T. R. de. (2012). A FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: A LINGUAGEM DE MEDIAÇÃO E DE REPRESENTAÇÃO. Caminhos Em Linguística Aplicada, 4(1), 22–33. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1347

Edição

Seção

Artigos