A CODIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA EM NARRATIVAS ESCOLARES

Autores/as

  • Mário MARTINS

Palabras clave:

Sistema de transitividade. Potencial de estrutura genológica. Narrativa escolar.

Resumen

Neste estudo, examina-se como se realizam significados experienciais em narrativas escolares por meio de escolhas lexicogramaticais e como tais escolhas se relacionam com os estágios genológicos. Considera-se como enquadramento a linguística sistêmico-funcional, nomeadamente o sistema de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e o potencial de estrutura de gênero (HASAN, 1996a). O corpus de pesquisa consiste de 40 textos escritos por alunos finalistas do ensino médio, obtidos em contexto regular de sala de aula de português. Os resultados demonstram que os significados experienciais são maioritariamente codificados de modo dependente das características semânticas de cada estágio genológico, em conformidade com a tarefa de redação.

Biografía del autor/a

Mário MARTINS

Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Possui licenciatura em Letras-Português pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e mestrado e doutorado em Linguística Aplicada à Educação pela Universidade de Lisboa (UL).  É coordenador do Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Línguas para Fins Específicos (GP LIFE/UNIFAP) e pesquisador no Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF/UFC).

Publicado

2017-01-05

Número

Sección

Artigos