PROFICIÊNCIA EM INGLÊS DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO:
As vozes de alunos e egressos de um curso de Letras
Palabras clave:
Proficiência em língua inglesa, Formação de professores de inglês, Exame de proficiência em inglêsResumen
Este artigo traz os resultados de um amplo estudo desenvolvido no curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês) de uma universidade pública com o objetivo de investigar o nível de proficiência em inglês esperado de um professor em formação. Neste artigo, são trazidas especificamente as vozes dos discentes e egressos, público selecionado visando: identificar se os participantes estão cientes sobre o nível de proficiência a ser atingido em diferentes etapas da graduação e se a proficiência adquirida ao longo do curso permitiu ao egresso atender as expectativas que o mercado de trabalho exige, além de possíveis reflexões sobre o período da graduação. Esta investigação classifica-se como um estudo de caso qualitativo que utilizou como principal instrumento de coleta o questionário, composto de perguntas abertas e fechadas. Os resultados indicam que os alunos em sua maioria desconhecem o nível de inglês que precisam apresentar tanto no início quanto no fim do curso. Além disso, egressos e discentes apontam para a importância da aplicação de exames de proficiência para analisarem as suas habilidades em diferentes momentos do curso. Os resultados apontam também que, devido ao baixo nível de proficiência que apresentam, os egressos reconhecem a impossibilidade de atuação no ensino.Descargas
Publicado
2023-07-24
Número
Sección
Artigos