Diagnóstico da potabilidade da água de poços rasos de uma comunidade tradicional, Curitiba-PR

Autores

  • Cesar Aparecido da Silva UFPR
  • Sidney Strapação UFPR
  • Elisa Hizuru Uemura Yamanaka UFPR
  • Carmen Ballão IFPR
  • Cristiane Schuler Monteiro UFPR

Resumo

Fontes alternativas de água são utilizadas com freqüência pela população urbana, acarretando riscos à saúde pública. O objetivo deste trabalho foi avaliar a potabilidade de poços rasos de um bairro tradicional de Curitiba-PR, frente aos padrões microbiológicos de bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli e, também, padrões  de pH. Durante a coleta de amostras foram realizadas também inspeções visuais das fontes de água e das condições higiênico-sanitárias adjacentes. Foram encontradas bactérias heterotróficas e coliformes totais em todas as amostras analisadas, enquanto o indicador fecal E. coli foi observado em 40% dos poços avaliados. As fontes não se encontravam isoladas e a abertura dos poços, em alguns casos, se encontravam à mesma altura do solo, carreando materiais da superfície durante período chuvoso. Os resultados sugerem que a qualidade da água está comprometida e o fato das paredes dos poços não estarem isolados aumenta a incidência bacteriana e a presença de matéria orgânica, afetando sua potabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cesar Aparecido da Silva, UFPR

Graduado em Engenharia Ambiental, MBA em Gestão Ambiental, Esp. em Engenharia Segurança do Trabalho, Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Silva, C. A. da, Strapação, S., Yamanaka, E. H. U., Ballão, C., & Monteiro, C. S. (2013). Diagnóstico da potabilidade da água de poços rasos de uma comunidade tradicional, Curitiba-PR. Revista Biociências, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unitau.br/biociencias/article/view/1628

Edição

Seção

Notas Científicas