Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e NÃO está sendo avaliada para publicação por outra revista
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).
  • O texto da submissão deve estar conforme as NORMAS da revista (em espaço simples, com linhas numeradas de forma continuada, fonte 12 Time New Roman, empregando itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL), Figuras e Tabelas inseridas no texto (logo após o seu chamamento - Figuras em resolução mínima de 300 DPI). Leia as instruções nas Diretrizes para Autores. Os trabalhos não devem exceder as 30 páginas em espaço simples. ATENÇÃO: trabalhos fora das Diretrizes para Autores não serão aceitos serão devolvidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores na seção SOBRE - Submissões.
  • A identificação de autoria da submissão foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

Diretrizes para Autores

REVISTA BIOCIÊNCIAS

Solicitamos que as normas sejam cuidadosamente examinadas e os autores chequem CADA item abaixo antes de submeterem o manuscrito.

1 Preparação do texto

O manuscrito a ser submetido deverá ser original, destinado exclusivamente à Revista Biociências, na forma de artigo científico completo, Nota Científica ou Revisão, este último somente a convite ou quando de relevância comprovada.

1.1 Tramitação

Os manuscritos devem ser encaminhados à revista via on-line por meio da PLATAFORMA SEER (http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/biociencias). O autor que cadastra o artigo assume a responsabilidade pelas informações, que os demais autores estão de acordo com submissão e que o artigo é inédito. Os conceitos e afirmações emitidas no artigo são de exclusiva responsabilidade dos autores. Contudo, o Conselho Editorial reserva-se o direito de solicitar ou sugerir modificações no texto original. Uma cópia do manuscrito deve ser enviado também para revbiounitau@gmail.com.

2 Estrutura do trabalho

Os artigos devem ser organizados na seguinte sequência:

2.1 Artigo científico e Nota científica

TÍTULO em português, Times New Roman 14, negrito, primeira letra maiúscula, demais minúsculas (salvo nomes próprios), TÍTULO DO ARTIGO em inglês, Times New Roman 12 itálico, RESUMO (menor do que 250 palavras e Palavras-chave no final), ABSTRACT (seguido de três palavras-chave. Não repetir palavras do título e resumo); INTRODUÇÃO (incluindo revisão de literatura sobre o assunto específico do estudo); OBJETIVOS; MATERIAL E MÉTODOS; RESULTADOS; DISCUSSÃO; CONCLUSÃO; AGRADECIMENTOS (facultativo); e REFERÊNCIAS (Não numerar as referências e revisar as normas antes de enviar o manuscrito). Antes do item Referências, quando apropriado, mencionar a aprovação pela Comissão de Ética e Biossegurança da Instituição. Os resultados e discussões podem ser juntos ou separados. Usar uma linha de espaço entre os parágrafos e não usar recuo na primeira linha no início de cada parágrafo.

2.2 Artigo de revisão bibliográfica

Título, Resumo, Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais, Agradecimentos e Referências. Revisões devem incluir uma vasta consulta a literatura internacional sobre o assunto.

2.3 Manuscrito

O manuscrito deve ser editado no Microsoft Word, com espaço simples entre as linhas, linhas numeradas continuamente e sem os nomes dos autores e endereços, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem tabulação, espaço de uma linha entre parágrafos, formato A4, com 2 cm de margens, orientação retrato e máximo de 30 páginas para artigos e 10 para notas científicas.

2.4 Siglas e abreviaturas

Ao aparecerem pela primeira vez no trabalho, deverão ser colocadas entre parênteses, precedidas do nome por extenso.

2.5 Figuras e Tabelas

Figuras devem ser em preto-e-branco, sem sombreamento e bordas; não incluir títulos, legendas ou linhas de grade dentro das ilustrações. As letras dentro da figura devem ser dimensionadas de forma consistente com a sua arte final; evitar variações de tamanho da fonte dentro da ilustração; preferencialmente usar fonte de mesmo tamanho nos rótulos dos eixos. Fotografias podem ser coloridas ou preto e branco desde que de boa qualidade e resolução (mínimo de 300 DPI). As dimensões (largura e altura) não podem ser maiores que 17 cm, sempre com orientação da página na forma retrato.

As figuras e tabelas devem ser auto-explicativas e alocadas no texto logo após sua primeira chamada. A identificação das mesmas deve ser expressa em dois idiomas, sendo um deles o inglês. O título em inglês deve ser em Times New Roman 10. As tabelas devem ser produzidas em editor de texto (Word) ou em planilha (Excel) e não podem ser inseridas no texto como figuras para serem facilmente editadas. Todos os valores estatísticos devem ter dois números após a vírgula e médias deve ser acompanhadas de erro ou desvio padrão.

2.6 Palavras em latim

Devem estar em itálico, bem como os nomes científicos genéricos e infragenéricos. Utilizar nomes científicos completos (gênero, espécie e autor) na primeira menção, abreviando o nome genérico subsequentemente, exceto onde referência a outros gêneros cause confusão.

2.7 Citações bibliográficas

Devem seguir o sistema autor-data conforme exemplos: Forman (1995) ou (Forman, 1995); para dois autores: Viana & Pinheiro (2003) ou (Viana & Pinheiro, 2003); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al: Lopes et al. (2008) ou (Lopes et al., 2008). Na lista das referências ao final do manuscrito citar todos os autores ao invés de et al. A citação de teses e monografias devem ser evitadas. Todas as citações mencionadas no texto devem ser relacionadas na lista de Referências, de acordo com os exemplos a seguir:

Artigos:

SILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Botânica amazônica e as espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002.

Livros:

ROCHA, A. O governo brasileiro e a política do século XXI. 3. ed. São Paulo, Editora da USP. 400 p. 2004.

GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.

Teses, dissertações e monografias:

FANTUCCI, I. Desempenho em tarefas de tempo de reação. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

Publicação em meio eletrônico:

FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm. Acesso em: 20 de ago. 2017.

3 Informações importantes

Na versão final do artigo o autor deve inserir os nomes dos co-autores, posicionados logo abaixo do título e identificados com número sequencial sobrescrito. O chamamento dos autores deve ser indicado em seguida de seus nomes, antecedido do número de identificação, e-mail e endereço completo.

Os manuscritos submetidos à Revista Biociências passam pela triagem inicial do comitê de área, são enviados para revisores ad hoc, devolvidos aos autores para correções e, posteriormente, passam pela avaliação final do Conselho Editorial. Apenas o autor que cadastrou o artigo terá acesso a plataforma e sugerimos que ele compartilhe o login e senha com os co-autores. Os artigos aceitos são publicados preferencialmente na ordem de aprovação e os não-aceitos são comunicados aos autores. Não são fornecidas separatas. Os artigos estão disponíveis, no formato PDF, no endereço eletrônico da revista (https://periodicos.unitau.br/biociencias).

4 Dúvidas

Em caso de dúvidas, consultar o Conselho Editorial no e-mail revbiounitau@gmail.com. Além disso, estão disponíveis manuais sobre o uso do sistema SEER no endereço:

http://seer.ibict.br/index.php?option=com_content&task=view&id=262&Itemid=132.

Instruções Finais

Cada edição publicada pela Revista Biociências apresenta uma imagem representativa de um artigo publicado naquela edição que vai ser capa do número. Autores são convidados a destacar por e-mail se eles gostariam de ter uma figura considerada como capa por ser cientificamente interessante e visualmente atraente para a revista. As imagens devem ser de alta resolução (mínimo de 300 DPI) e os autores devem conceder para Revista Biociências licença de publicação. Os autores devem deter os direitos autorais das imagens apresentadas, sendo os únicos responsáveis pela permissão de uso delas. Antes de iniciar a submissão, revise a versão final do manuscrito. Ao receber o trabalho para ajustes, NÃO POSTE O TRABALHO COMO UM NOVO TRABALHO e sim vá até AVALIAÇÃO (Versão do Autor, Procurar e Transferir) e poste o arquivo corrigido. Se postar como um novo trabalho, o mesmo ficará duplicado no sistema.

***ATENÇÃO***

Para anexar NOVAS versões do manuscrito (versões corrigidas), basta seguir os passos abaixo:

1 – Entrar na área com seu login e senha e clicar em “Autor”.

2 - Clicar em “Em fila para avaliação”.

3 - Na área de Avaliação e Decisão Editorial, basta anexar a nova versão do manuscrito e clicar em “Transferir”.

Pedimos que NÃO sejam incluídos documentos como SUPLEMENTOS no sistema ou como uma NOVA SUBMISSÃO. No caso de manuscritos já em avaliação, basta anexar a nova versão.

4 – Sempre enviar as novas versões do manuscrito com cópia para o e-mail revbiounitau@gmail.com.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.