Biologia e o seu ensino: uma visão de discentes do ensino médio de uma escola pública de Pires do Rio, GO

Autores

  • Guilherme Malafaia
  • Asafy Abrahão Teixeira Borges
  • Priscilla Mendonça de Lacerda
  • Solange Aline de Carvalho
  • Marcielly Cristina Picoli
  • Anna Carolina de Lima Marques
  • Elisângela de Sousa Gregório
  • Wilcker Pereira Silva D’Órazio
  • Victor Donizete de Sousa Mendonça
  • Thiago Henrique de Lima
  • Thais Pinheiro de Sousa
  • Paula Silva Resende
  • Maria Aparecida Salustiano Borges Alves
  • Randys Caldeira Gonçalves

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar as concepções e opiniões de discentes de uma escola pública de Pires do Rio, GO sobre a Biologia e o seu ensino, bem como elaborar um cenário de investigação para futuros docentes, professores iniciantes ou mesmo aqueles com maior experiência. 275 discentes do ensino médio foram investigados por meio de um questionário estruturado. Os resultados obtidos reforçam o papel do professor e das atividades inovadoras no ensino de Biologia, as quais fogem do ensino livresco, expositivo e dos modelos de transmissão e recepção dos conhecimentos biológicos como verdades neutras e absolutas que, infelizmente, ainda persistem na atualidade. Ademais, apontam alternativas interessantes que podem contribuir substancialmente com o ensino da Biologia, uma vez que foram citadas pelos próprios estudantes. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Docentes. Discentes. Prática Educacional. Metodologias de Ensino.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Edição

Seção

Educação de Biociências