Registros da família Molidae (Actinopterygii:Tetraodontiformes) no litoral da Bahia, Brasil (Oceano Atlântico Ocidental)

Autores

  • Paulo Roberto Duarte Lopes Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jaílza Tavares de Oliveira-Silva Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Renata Lúcia Guedes Batista Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marcos Esquivel Programa REVIZEE/SCORE Central
  • George Olavo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Os membros da família Molidae (Actinopterygii: Tetraodontiformes), conhecidos no Brasil como peixe-lua, são marinhos e crescem até 4,0 m de comprimento mas não apresentam importância comercial. São apresentados registros de Molidae no litoral do estado da Bahia, nordeste do Brasil (oceano Atlântico ocidental). Foram identificadas 3 espécies: Masturus lanceolatus (Liénard, 1840), Mola mola (Linnaeus, 1758) e Ranzania laevis (Pennant, 1776). As 2 primeiras espécies estão representadas por 1 exemplar cada, depositado na coleção do Laboratório de Ictiologia(Departamento de Ciências Biológicas) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia) e preservados. O exemplar de M. mola mediu, quando inteiro, 1,89 m de comprimento total e M. lanceolatus 1,12 m de comprimento total. O registro de R. laevis está baseado em uma fotografia colorida de 1 exemplar. Estas 3 espécies de Molidae são conhecidas na costa brasileira, mas o número total de registros ainda é pequeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Como Citar

Lopes, P. R. D., de Oliveira-Silva, J. T., Batista, R. L. G., Esquivel, M., & Olavo, G. (2008). Registros da família Molidae (Actinopterygii:Tetraodontiformes) no litoral da Bahia, Brasil (Oceano Atlântico Ocidental). Revista Biociências, 10(4). Recuperado de https://periodicos.unitau.br/biociencias/article/view/184

Edição

Seção

Ciências da Natureza