Síndrome pós-Covid-19 – Revisão de Literatura
Resumo
A partir do final do ano de 2019, surgiu na China, na cidade de WuHan, um vírus pouco conhecido, o SARS-CoV-2. Desde então, vivenciamos uma pandemia que assola a população mundial, resultando em milhares de mortes.
O presente trabalho trata da “COVID longa”, que é uma doença multifatorial complexa que descreve os efeitos residuais da infecção aguda por COVID-19. Este artigo tem como objetivo compilar os dados sobre as principais sequelas deixadas pelo vírus SARS-CoV-2.
Nesta pesquisa, concluiu-se que, mesmo após a melhora da Covid-19, algumas pessoas apresentam sintomas persistentes, como por exemplo, fadiga, cefaleia, distúrbio de atenção, queda de cabelo, dispneia, entre outros.
Por se tratar de um tema recente, a revisão integrativa da literatura foi realizada nas seguintes bases de dados: US National Library of Medicine (PubMed), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Revista Nature, Revista Lancet, em artigos publicados a partir de outubro de 2020 a maio de 2021.
Palavra-chave: Síndrome pós Covid-19; Covid longa; Sequelas Covid; “Long haulers”; Long Covid.