Docência, Ensino em ciências e biologia, Metodologia ativa, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
Resumo
O estudo analisou as experiências de professores e estudantes do ensino básico no Brasil sobre o ensino remoto com ênfase em ciências e biologia através de uma revisão bibliográfica. As principais atividades pedagógicas adotadas foram: aulas transmitidas em TV aberta, estudo dirigido e lista de exercícios, aulas síncronas e assíncronas. As principais plataformas foram: Google Classroom, Google Meet, Google Teams, WhatsApp e Youtube. Dos desafios enfrentados pelos docentes destacam-se a falta de treinamento, sobrecarga de trabalho, dificuldade de acesso as tecnologias e de discernir estratégias pedagógicas assertivas para o ensino remoto e a baixa participação dos alunos. As dificuldades enfrentadas pelos discentes foram a falta de acesso à internet, equipamentos, a um ambiente adequado para o estudo e de apoio educacional pelos familiares. Portanto, o ensino remoto foi ineficaz para muitos alunos sem acesso as tecnologias, dificultando o acesso à educação e aumentando a evasão escolar. Ratifica-se a importância de políticas públicas de formação dos professores, de melhores condições de ensino e de inclusão e letramento digital da população brasileira